sábado, 4 de março de 2017

BANHO DE CONTRASTE - Protocolo de P.R.I.C.E

INTRODUÇÃO

    Essa técnica consiste numa alternância entre o calor e o frio, onde os objetivos são vasomotores, isso é, alterações circulatórias que o agente frio e o calor promovem nos tecidos.

      Os vasos sanguíneos dilatam quando é aplicado calor, e estreitam com a aplicação de frio. Esta mudança de calibre dos vasos sanguíneos estimula a circulação.
Promove alternância entre dilatação e constrição dos vasos sanguíneos por meio do uso intercalado de modalidades de calor e frio, respectivamente. 

         É indicado para lesões articulares, em que há formação evidente do edema. Por realizar uma espécie de drenagem do edema, esta técnica é usada nas lesões das articulações distais do corpo, como tornozelo e punho. 

MODO DE APLICAÇÃO

   É indicado para lesões articulares, em que há formação evidente do edema. Por realizar uma espécie de drenagem do edema, esta técnica é usada nas lesões das articulações distais do corpo, como tornozelo e punho. 




   São usados dois recipientes dentro dos quais os locais atingidos devem caber por inteiro; em um deles coloca-se água quente, porém não insuportavelmente quente, e no outro, água gelada.



Como aplicar o banho de contraste?

      A terapia deve começar mergulhando-se o local atingido em água quente, por um tempo de 3 ou 5 minutos (5 para casos mais graves). Em seguida e sem descanso, passa-se para a água gelada, por 1 ou 3 minutos (3 para casos graves ). Em cada sessão, essa técnica pode ser alternada 3 vezes, sendo que o tempo total da aplicação  da técnica do banho de contraste é de 20 à 30 minutos (20 para área menor/ edemas menores e 30 para áreas maiores/ edemas maiores). 
     A sessão pode ser encerrada com o aquecimento ou com resfriamento. Essa terapia pode ser realizada até 4 vezes ao dia.     



     Se a técnica do banho de contraste for realizada associada a alguma outra técnica de redução de edema é recomendado finalizar a sequência da aplicação com o calor, por facilitar o retorno ao padrão fisiológico. Mas se banho de contraste for a única técnica, ou a última técnica de um procedimento terapêutico a ser utilizada é indicado finalizar com o resfriamento que pode vir associado a uma técnica chamada de protocolo PRICE.

• P =(proteção);
• R = (repouso);
 I  = (gelo/frio/recurso de resfriamento);
• C = (compressão);
 E= (elevação)

 Utilização do protocolo de P.R.I.C.E

         O protocolo P.R.I.C.E ( protection, rest, ice, compression and elevation), tem como objetivo recuperar o mais rápido possível uma lesão, minimizando a formação edemas e aliviando a dor. Esse método é muito simples e consiste basicamente em cinco passos, que qualquer pessoa tem condições de seguir. Esses passos são:
Proteção: O indivíduo deve proteger a área afetada para evitar um dano ainda maior. Recomenda-se o uso de muletas, órteses e dispositivos de imobilização em geral.
Repouso: É importante para que não haja esforço e sobrecarga sobre a lesão e não atrapalhe a recuperação, além também de não expor o membro afetado a lesões secundárias, permitindo assim um reestabelecimento mais eficiente da área lesada.
Gelo:  A aplicação do gelo após a lesão aguda é algo que não havendo consenso nos estudos científicos quanto a melhor forma de ser aplicada e quanto a duração da aplicação. O objetivo é evitar a progressão do edema, diminuir a dor local e os espasmos musculares. A aplicação do gelo deve ser feita de 15 a 20 minutos, com intervalos de 2 horas. O gelo deve estar envolvido envolvido em um pano ou plástico. Caso seja aplicado diretamente sobre a pele pode causar queimaduras devido a baixa temperatura.
Compressão: A compressão é muito útil pois auxilia na drenagem do edema. Quando uma região é comprimida, os espaços disponíveis para o edema são reduzidos e, consequentemente, o inchaço também.  Essa compressão  pode ser feita por meio de bandagens, é necessário certificar-se de que não esteja muito apertado, caso esteja, devemos remover a bandagem e recolocar novamente, porem um pouco mais frouxa.
Elevação: Elevar o membro ajuda no retorno venoso, com consequente diminuição do edema. Essa drenagem ocorre de maneira mais eficaz caso o segmento em questão esteja acima do nível do coração.
     É recomendado que o método P.R.I.C.E seja utilizado logo após a lesão, quanto mais cedo for feito a aplicação dos procedimentos acima melhores serão os resultados.    

       Essa técnica se soma muito bem as técnicas que usamos para redução de edema porque ela mantém o resfriamento, que precisa ser mantido por período de 15 a 30 minutos para gerar benefícios.
   O frio é aplicado com intuito de manter a redução que se obteve através do banho de contraste favorecendo a vasoconstrição, redução da permeabilidade da membrana, diminuição de fluxo sanguíneo, permitindo que o metabolismo  permaneça baixo. Esses fatores irão auxiliar para que o controle da intensidade desse edema se mantenha.
A proteção está relacionada ao posicionamento da região que receberá a aplicação do protocolo. A área lesionada deve ser protegida, sendo posicionada de forma a não colocar a estrutura lesionada em stress.



      O paciente deve ficar em repouso no momento da aplicação do recurso e receber orientações domiciliares para evitar descarga de peso, uso contínuo principalmente no dia em que foi aplicado o protocolo, evitando atividades ou cargas desnecessárias na estrutura que está em processo de recuperação por ainda apresentar o edema. Comportando-se assim de maneira a auxiliar na manutenção da redução desse edema.

 A compressão e elevação são técnicas adicionais para auxiliar na contenção do edema e na manutenção da redução do edema. A elevação utiliza da gravidade e a compressão utiliza de uma pressão externa para não deixar o volume da região aumentar.
Ao fim do protocolo PRICE pode ser realizado um enfaixamento visando a uma suave compressão local, mantendo a redução que foi adquirida com a  sessão de aplicação do banho de contraste. 

AGENTES TÉRMICOS E SUAS PRECAUÇÕES






Efeitos
  • Contração e dilatação alternada dos vasos sanguíneos (exercício vascular).
  • Acentuado aumento da circulação do sangue local e reflexo (efeito derivativo)
  • Aumento do metabolismo local (apressa a cura).
Indicações
1.   Circulação venosa insuficiente, ulceras indolentes. (Tromboangeíte OBLITERANTE)
2.   Infecções (duas a três vezes por dia) linfagite.
3.   Torceduras, distensões e traumatismos (depois de 48 horas).
4.   Fraturas e outras condições ortopédicas.
5.   Artrite reumatóide
6.   Edema (inchaço) endurecido
7.   Dores de cabeça, fazer a derivação com imersão dos pés e das pernas
                     
 Equipamento
  • Dois recipientes (baldes ou outros)
  • Termómetro (se tiver)
  • Compressa fria (bolsa de gelo se necessário)
  • Desinfectante (Permanganato de potássio diluído) se necessário.
  • Contra indicações: tumores malignos ou onde houver tendência para hemorragia, doenças dos vasos periféricos.
Considerações importantes
1.   Caso seja tratada grande parte do corpo, usar uma compressa fria no pescoço e na cabeça e bolsa de gelo no coração, (se a pulsação for de 80 ou mais por minuto.)
2.   A temperatura da água quente não deve estar acima dos 43ºc
3.   Começar a imersão quente com a temperatura dentro do limite mais baixo (38º a 40ºc) e vá aumentando a temperatura durante a aplicação até atingir os limites máximos.
4.   Convém usar um desinfectante para feridas expostas.

TÉCNICA
  • Fazer a emersão em água quente (40a43ºc) durante 3a 4 minutos
  • Água fria da torneira ou gelada, durante 30 segundos a 1 minuto.
  • Enquanto a parte a tratar estiver na água fria, vá aumentado a temperatura da água quente para manter a temperatura inicial.
  • Verificar o pulso a cada 5 minutos e se necessário, aplicar compressa fria no pescoço e bolsa de gelo no coração.
  • Fazer 6 a 8 aplicações alternadas (20 A 30 minutos) e terminar com água fria. (na artrite reumatóide terminar com água quente)
 Conclusão do tratamento
  • Prestar os cuidados necessários ao doente.
  • Registar o tratamento, a temperatura, o tempo, a reação, e fazer a limpeza do equipamento.

Comentem aqui em baixo, sugestões de temas para a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário